terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MANDALA: UMA METÁFORA DA EXISTÊNCIA NA CIRCULARIDADE DA VIDA

Mandalas, pés, caminhos e a poética da infância

As mandalas são muito comuns tanto no Hinduismo como no Budismo.
Mandala (मण्डल) é arte-símbolo religioso que cria o espaço sagrado na circularidade.
É palavra de origem sânscrita que significa “atingir a iluminação perfeita”.
Terra, água, fogo, água, vazio e a consciência são 6 elementos presentes no todo. A diferenciação e a unidade se encontram.
A realidade do universo, com toda a diversidade e contradições, é uma totalidade.
O movimento da mandala traz a imagem do universo na dinâmica em direção ao centro unificador e ao mesmo tempo em direção à multiplicidade: convergência e divergência estão presentes sem que um anule o outro.

Há alguns anos, no Curso de Verão, optamos por trabalhar com metáforas. Um caminho transdiciplinar, que permeia o sentir além das técnicas e dos recursos pedágógicos. Sua dimensão simbólica penetra no ser fazendo parte de sua história.
E a mandala entrou nessa proposta: Construir relações tecidas no diálogo criativo a partir das histórias, a partir do outro, o diferente.
Com o tema do Curso de verão deste ano: "Religiões Construtoras de justiça e paz", nos desafiamos a construir a mandala do tempo propício, caminhando com todas as crianças do mundo numa grande roda de entrega e sentimentos, afirmação de identidade, de sujetividade na alteridade, sonhos e desejos, delicadeza e ternura, compromisso e missão.


Um comentário: